A Atividade O Cabelo de Lelê pode ser trabalhado para celebrar o Dia da Consciência Negra em sala de aula.
Portanto este ano trabalhei com leitura do livro O cabelo de Lelê a ideia a fim de abordar e refletir sobre a conscientização e diálogo com as crianças do ensino fundamental para que elas conhecessem a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira.
Comemorar no dia 20 de novembro, o dia da Consciência negra é uma data muito importante que traz a luta contra o racismo e a desigualdade racial.
Além disso também é possível Levantar sobre os Zumbi dos Palmares que foi um dos líderes Quilombolas que lutou Contra o sistema escravista em 1695.
A habilidade EF02HI01 : Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.
A história O Cabelo de Lelê
“Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar.”
E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.
Assim o tema sobre consciência negra vai aprofundando principalmente com as crianças pequenas a ideia de abordar comidas típicas, danças, brinquedos que veio dos nossos povos africanos inserido na cultura afro brasileira.
O principal objetivo além de contar a história sobre os diferentes tipos de cabelo e respeito às diferenças Desta forma as crianças devem compreender também o combate à racismo e a discriminação de forma de fortalecer e despertar o respeito entre todos.
Veja como imprimir Atividade O Cabelo de Lelê
Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão disponíveis no DRIVE DO GOOGLE.
Clique aqui para fazer o download em PdF